Resenhas

Cristiano Rosa escreveu:

Eu sempre gostei de histórias passadas em castelos. Talvez porque cresci lendo o que acontecia em Hogwarts, e o encanto daquele lugar antigo e muito bem construído desde sempre me chamou a atenção de uma forma inexplicável. O Castelo Montessales, lançado recentemente pela Editora Literata, foi uma leitura iniciada sem saber ao certo o que me aguardava.

A obra narra a saga de várias mulheres que moram num castelo e que são fecundadas pelos homens que também lá moram; porém estes o fazem possuídos por um espírito que vive no lugar. A história é complexa, precisa-se verdadeiramente das árvores genealógicas das três gerações que estão nas três primeiras páginas da obra para uma total compreensão.

A maneira com que a trama vai sendo desamarrada envolve e prende o leitor. Os depoimentos de cada mulher sobre o que acontecera consigo mexe com os sentimentos de qualquer um. Os temas apresentados na obra são relevantes: brigas, abandonos, estupros, possessões, aparições, incestos, abortos, suicídios e reencarnações.

Sim, são assuntos pesados que foram cuidadosamente colocados na história para instigar aquele que a ler. Nesse castelo, o tempo corre diferente, pois há uma prisão temporal lá. Não há contato com ninguém de fora daquele local, e os livros são a única fonte de conhecimento e sabedoria que podem ter.

Para resumir brevemente a narrativa, Berenice se muda para um castelo com uma governanta, um jardineiro e um piloto de helicóptero. Lá, Antony, um espírito, possui o corpo dos homens para procriar com as mulheres. E faz isso com as filhas e com as filhas de suas filhas respectivamente. Alguns rapazes também são gerados e possuídos para a procriação da família.

Aos poucos, tudo o que acontece lá vai sendo contado a todos e revelações importantes que podem mudar o destino de todos os moradores são feitas. Mais espíritos aparecem e, ao mesmo tempo que o quebra-cabeça começa a se encaixar para a compreensão de todos, coisas misteriosas assombram e deixam todos em situação de risco e sem saber o que fazer.

A obra se utiliza muito de flashbacks para narrar o que aconteceu anteriormente ao momento atual da história, que mistura aventura, drama, suspense, erotismo e terror. O cotidiano das mulheres é o foco, tendo os personagens masculinos mais como coadjuvantes naquela trama intensa.

Por vezes, a leitura precisava de uma pausa para uma olhada nas primeiras páginas para a conferência de qual geração era a personagem atuante naquele momento, nada que atrapalhasse o ato de ler, apenas exigia um pouco a pesquisa para prosseguir. Alguns deslizes na revisão e formatação do texto incomodaram um pouco, mas sem maiores problemas para um leitor menos atento.

O livro é dividido em onze capítulos não numerados, apenas titulados, ao longo das 166 páginas. Foi um exemplar realmente prazeroso de se ler, e afirmo que a obra se transformaria em um ótimo filme de horror se adaptada ao formato cinematográfico. Fico feliz em poder dizer que a narrativa me surpreendeu e foi muito além das minhas expectativas. A autora está de parabéns!

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=17088


 Amanda Reznor escreveu:

Susy Ramone consegue criar um incrível cenário, numa realidade paralela à nossa, e com um interessantíssimo recurso acerca do tempo (leia para descobrir!). Vários pontos, assim, pela forma como foram tratados, se tornam originais e divertidos de se imaginar.

Por outro lado, achei a estória relativamente curta para o número de personagens apresentados, o que não permite criar um vínculo com cada um. Assim, não pude construir a personalidade dos envolvidos na trama pelo "tempo" que passei com cada um.

Acredito que, se ao invés de ser narrada pelas personagens, a estória fosse contada no seu tempo certo, ocultando certos elementos que só depois as personagens viessem a divulgar, aí teria ficado de primeira!!

Mas não deixa de ser uma boa estória para quem procura momentos de descontração, aventurando-se pelos muros de um castelo em que pouco corresponde ao que parece ser!


Oscar Mendes Filho escreveu:

O livro, de 166 páginas, é o primeiro "trabalho solo" da escritora e foi publicado pela Editora Literata.

Confesso que a leitura me surpreendeu bastante pelo fato de ser bem diferente das obras que costumo ler, e consequentemente, do que costumo escrever. Mas me agradou bastante tanto pelo seu inesperado desfecho como, também, pela visão feminina que caracteriza a obra.

Quando menciono "visão feminina" me refiro à ótica mais delicada que é uma peculiaridade das mulheres em relação a sentimentos, principalmente.

A paixão, os traumas e o sofrimento das personagens é narrado com uma sensibilidade que, ao menos eu, não costumo empregar em minhas obras, provavelmente por ser uma característica delas lançarem esse olhar diferenciado às coisas.

Quem nunca pensou em jogar tudo para o alto e mudar totalmente de vida? Abandonar uma existência que o desagrada e enterrar para sempre sofrimentos e frustrações pretéritas?

Foi com esse intuito que Berenice, inesperadamente, encontrou o centenário castelo que entitula a obra. No entanto, ao invés de ele se tornar seu tão sonhado refúgio ele acabou se transformando na sua prisão.

Incapaz de abandonar o local, ela e seus até então empregados acabam por dar início, ao longo de muitos anos, a uma linhagem que se perpetuará por algumas gerações.

Antony, o perverso espírito que domina o castelo, os impede de fugir e os manipula da forma que lhe convém, coloca em prática um macabro e obscuro plano que tem como base a possessão dos homens ali presentes.

Os frutos dessas possessões não tardam em aparecer: seus filhos e filhas.

Utilizando-se do corpo dos homens (muitos deles seus próprios filhos) ele prossegue por anos a fio com seu plano libidinoso: fecundar as mulheres do lugar (suas filhas e netas).

Algumas cedem aos seus encantos com suspeita boa vontade, mas há também as que são estupradas e espancadas por não aceitarem tão degradante situação.

Quando a verdade é então revelada por Berenice, e posteriormente pelas demais mulheres do castelo, os membros do clã reagem das formas mais diversas. Algumas surpreendentemente terríveis.

Mas o que poderia levar uma entidade a agir de forma tão indigna e cruel? A simples busca pelo prazer, a pura maldade cultivada por séculos ou algum motivo até então desconhecido?

Convido o leitor a adentrar esse tão peculiar castelo repleto de intrigas, paixões, rancores e segredos, assim como eu, sabiamente, fiz.

Tome um chá com Berenice, bata um papo com Walter e talvez tenha o desprazer de se encontrar também com o abominável Antony, o único risco que você corre é o de jamais conseguir sair vivo do Castelo Montessales.

Gustavo Moura escreveu:

Ao contrario do que aparenta, não se trata de uma história com fantasmas e assassinatos. Mas de uma história de manipulação e intrigas, de pessoas que nem ao menos souberam que forma que usadas e jogadas. É a forma pelo qual um ser, guiado por um desconhecido propósito, se traveste da bondade para que todos a seus redor sejam capazes das coisas mais horrendas possíveis.


 Claudio Parreira escreveu:

Claustrofóbico. Esse adjetivo bem que poderia definir com propriedade o universo criado por Suzy Ramone em seu livro. Mas não só: no desenrolar das histórias de cada um dos personagens descobre-se que a claustrofobia é apenas um entre os diversos horrores que se encerram entre as paredes do referido Castelo.
Dos tempos da Inquisição aos dias atuais, o que temos diante de nós é uma história de amor que fugiu ao controle, um grupo de vítimas inocentes (e outras nem tanto) que desconhece o passado da mesma forma que teme e tenta transformar o presente num lugar dignamente habitável.
O CASTELO MONTESSALES é, sem dúvida, um lugar no qual você não gostaria de viver. Mas a escrita hipnótica de Suzy Ramone nos convida a entrar e, mais ainda, explorar seus quartos, segredos, e sentir que por trás da intensa perversão sexual existe um plano que não tem o menor respeito por aquilo ao que nos acostumamos a chamar de tempo.
Aventure-se. O CASTELO MONTESSALES está de portas abertas. Só não espere retornar da mesma maneira que entrou.


Andreia Pontes escreveu:

Para começar quero deixar claro que não sou nenhuma especialista em criticas e resenhas, sou  apenas uma escritora e leitora assídua do fantástico e sobrenatural.  Sempre estou de olho nos lançamentos sobre literatura fantástica  e de alguns anos pra cá me interessei mais sobre as obras fantásticas brasileiras, mas não é tudo que vejo que me chama a atenção. Mas fico feliz e admirada que cada vez mais mulheres  curtam escrever sobre o fantástico. Não desmerecendo os homens é claro!! temos uma vasta lista de autores talentosos.
O que me chamou a atenção para O castelo de Montessales, foi uma postagem da Susy Ramone no facebook que dizia assim :
“ Enquanto os vermes roerem sua carne, estarei me  recompondo do imenso desprazer  que você me causou.  E quando estiver queimando nas chamas da fogueira eterna,  eu estarei amando outras mulheres. Você não é insubstituível, sua bruxa maldita e falsa! ”
Quando eu li isso, pensei comigo “ meu! Eu quero esse livro!!!”  fui no blog da autora para ler mais sobre o livro, e me deparei com algo instigante e bem  polêmico que despertou minha curiosidade completamente. Então adquiri o livro com a própria Susy que foi uma fofa comigo,  e amei  a dedicatória linda que ela fez, foi super simpática e atenciosa.
Agora vamos ao livro! Gostei da capa, amei as ilustrações que antecedem  cada capitulo, deixando aquele ar de suspense sobrenatural valorizando ainda mais o visual,  pois  o deixou tudo a ver com a trama.
Agora o conteúdo!  Eu simplesmente o devorei com vontade!!! Logo no começo ele aguçou a minha curiosidade e fiquei louca pra saber o que vinha a seguir.  Me deparei com uma estória muito instigante, cheia de mistérios e segredos daqueles que te deixam boquiaberta.  Em nenhum momento fiquei entediada ,  muito pelo contrario, cada capitulo era uma surpresa. Fiquei tão submersa nessa leitura, que  senti todas as emoções dos personagens do livro. Fiquei chocada, senti raiva, me emocionei , fiquei perplexa, e em algumas partes perplexa demais,  e torci muito para alguns personagens se safarem.  E quando cheguei no final achando que aconteceria algo previsivel, fui surpreendida novamente. Adorei o livro!  Só que ficou algo no ar, bem no finalzinho.  será que terá continuação???  Tomara que sim!!!!
O castelo de Montessales aborda um assunto bem polêmico, mas é de uma originalidade admirável. Pois para escrever uma estória fantástica com tanta originalidade dentro de um assunto tão polêmico, é necessário coragem e muita criatividade.  E mais uma vez comprovei que as mulheres tem um feeling  aguçado para escrever sobre o sobrenatural.
Parabéns Susy Ramone!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário